domingo, 8 de março de 2015

O Vlog como ferramenta para a Memória Coletiva

     A formação de uma Inteligência Coletiva (IC), está intimamente relacionada à manutenção do conhecimento adquirido coletivamente, de modo que tal conceito não sobreviveria por muito tempo se fosse necessário que cada indivíduo reinventasse a roda cada vez que precisasse de uma.


     Porém, para nossa felicidade, observamos que o conhecimento de cada indivíduo é compartilhado dentro do grupo e perpetuado com o passar do tempo, formando assim uma espécie de Memória Coletiva, essencial para a manutenção da IC. Segundo Pierre Lévy, a manutenção e perpetuação da informação se tornou mais eficiente na medida que símbolos foram formados para a comunicação, e posteriormente com o desenvolvimento e aprimoramento destes símbolos, formação do alfabeto, desenvolvimento de todas as formas de linguagem etc. surgiram meios de manter registros do conhecimento desenvolvido.


    Com o advento da Internet, os pequenos grupos de todas as partes do mundo puderam se conectar e interagir, expandindo a capacidade e a formação da IC, assim como sua capacidade de perpetuar-se.

    Nesse novo contexto, os Vlogs se apresentam como uma ferramenta importantíssima não só para a formação da IC, na medida em que seus produtores desenvolvem e propagam conhecimento, disponibilizam ambientes e canais para discussão de ideias; mas também se mostram como uma ferramenta poderosa para a formação da memória coletiva, visto que formam um imenso armazém de produção coletiva, onde se pode ter acesso à informação produzida há muito tempo, atualizada e mantida no meio comum. 

     Um grande exemplo deste feito é o canal (como são conhecidos alguns Vlogs) Oficina de Casa


     Neste canal o apresentador Marcelo Aguilera, ensina como fazer pequenos pequenos reparos, por exemplo em instalações elétricas, manutenção e reparos domésticos, além de técnicas avançadas para tratamento de madeiras, metais e outros materiais, assim como o uso de ferramentas e utensílios de marcenaria, ferragens e bricolagem, sempre buscando o conceito de apresentar formas alternativas e simplificadas para que mesmo pessoas sem especialização consigam executar os procedimentos ensinados.

     Acesse alguns de seus vídeos e repare como seu conteúdo se apresentam claramente como uma forma de inteligência coletiva, de ferramenta notória de manutenção da memória coletiva e como o conhecimento adquirido é usado para a produção de novos produtos e conteúdos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário